quarta-feira, 2 de julho de 2014

Olhar: óculos para uma visão estética



“Sabemos que o olhar é inquieto e inquiridor, que o olhar pensa, que é a visão feita de interrogação. O olhar requer uma intencionalidade e precisa ser educado para enfrentar a epopeia visual do nosso cotidiano. Sob essa perspectiva, a educação do olhar torna-se indispensável à sobrevivência, pois atua como forma de humanização e de cultivo, um dispositivo para a cidadania.”


É a partir desta epígrafe que os alunos da EJA do Centro Educacional Pedro Rizzi, mediados pela professora de Língua Portuguesa Josiane Teixeira, estão vivenciando por meio de atividades literárias experiências estéticas  direcionando seus olhares à sensibilidade, provocando-lhes a deslocar-se do mundo que lhe deram ( seu cotidiano), ao mundo que querem descobrir.
No mês de abril, os alunos participaram de uma vivência MUITO significativa na Biblioteca Municipal: Tiveram um bate-papo com o escritor e poeta itajaiense Nilson Weber. Neste encontro, além de conhecer um pouco sobre o poeta, apreciaram a poesia declamada em sua forma mais lírica. Também receberam livros autografados e conheceram o acervo digital que retrata a história da nossa cidade.
Já no  mês de maio, os alunos puderam ir ao Teatro Municipal de nossa cidade e apreciar a peça: É tentando que se desiste”. A peça retrata as experiências de Claus, um palhaço mal-humorado, de saúde frágil, que na companhia de sua mala e de seus remédios, brinca e se enerva com referencias de sua  infância. A partir deste vivência constatou-se as inferências que os alunos fizeram durante a peça, conhecendo o teatro, sendo que de uma turma de quarenta alunos, apenas dois tinham ido ao teatro. Valorizando-o como arte educando seus olhares para os saberes sensíveis e para competências estéticas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário