terça-feira, 29 de julho de 2014

Mostra de Ideias e Curiosidades do CEC trata da torcida organizada Fúria Marcilista

A EJA do Centro Educacional de Cordeiros (CEC), trouxe para a Mostra de Ideias e Curiosidades um assunto diferente: a Torcida Organizada Fúria Marcilista.


O tema apresentado pelo 5º Ciclo, do professor Maurício Lazzarin, trata da importância do Clube Náutico Marcílio Dias e sua torcida para o município de Itajaí. O  nome do Clube é em homenagem ao bravo marinheiro gaúcho, morto na Guerra do Paraguai, nascido em 17/03/1919, data em que o “Marinheiro” foi fundado. É fundamental este estudo, pois revela as primeiras atividades esportivas, como: regatas, tênis, natação, basquete, atletismo e ginástica.


Hoje, o Gigantão das Avenidas (como o estádio do time é carinhosamente chamado) é o único representante futebolístico em atividade em Itajaí tendo como  sua maior torcida organizada a Fúria Marcilista, fundada em 1999.


O nome do Projeto foi "Fúria Marcilista", cujo objetivo foi o de desmitificar o medo e receio que as pessoas têm em relação as torcidas organizadas. Medo que talvez seja gerado pelo desconhecimento do significado do nome FÚRIA. De acordo com a pesquisa, constatou-se que o nome da torcida tem o seguinte significado:

F = FORÇA
U = UNIÃO
R = RAÇA
I = IDEAL
A = AMOR




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário