terça-feira, 12 de agosto de 2014

Gelson Bini, com o Guia de Leitura, feito para ouvir e gostar de ler



Na noite  desta quarta-feira ( 06), a biblioteca do Centro Educacional |Pedro Rizzi foi tomada  por personagens de livros. A palestra Guia de leitura:  histórias  para encantar é uma parceria com o SESC . Os  Alunos da Educação de Jovens e adultos puderam conhecer obras literárias a partir da dramatização de um contador de histórias. Gelson Bini não gosta de ler a orelha do livro para não começar a lê-lo já com opiniões formadas.
  



O objetivo é fomentar o gosto pela leitura e divulgar a literatura do clássico ao contemporâneo para alunos. Além de formar leitores capazes de interpretar textos de formas singulares e aprender com a leitura.

“O Guia é uma ponte entre o professor e o aluno. A gente percebe que o adolescente começa a fugir para as redes sociais e acabam se distraindo. Nas séries iniciais, os alunos vão até a biblioteca e lêem. Já os adolescentes acabam se afastando”, diz Gelson.
  
Edgar Allan Poe é considerado como uma porta de entrada à literatura. Também Adolfo Bioy Casares, que deu origem a série de televisão Lost, e George Orwell, que foi o criador do big brother e está presente na série Simpsons.

“Eu falo num tom coloquial, sem preciosismos de linguagem. Como se eu sentasse ao lado deles e fosse um colega que tivesse contando uma história. E tem dado muito certo”, explica.


“ A palestra foi interessante, pois nos motivou a ler mais livros. Mostrando os livros  a partir de outro olhar” diz Bruno Franco Antunes

“ Ele ensinou que o livro nos remete a acontecimentos do passado” Gesse Lopes
“ Achei muito interessante sobre  o olhar nojento às vezes que temos de determinadas situações, também pode virar poesia” Mara Rúbia Cardoso. 

A curiosidade aflorou no final no encontro, assim como o desejo de não querer para de ouvir as histórias.

Algumas dicas:
1984 - George Orwell 
Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe - Edgar Allan Poe (Gato Preto)
A Metamorfose - Franz Kafka
A Invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick - livro que conta a história dos relojoeiros e cinema.
A Invenção de Morel - Adolfo Bioy Casares (Lost)
Como me tornei um estúpido - Martin Page
Tom Jones - Henri Fielding - não foi comentado, infelizmente. Este livro foi escrito em 1749. O que chama a atenção é o fato de uma escrita que foi há séculos, nos pareça tão atual. O autor foi considerado um herege da literatura na época. Claro, qualquer pessoa que esteja à frente de seu tempo, sempre será considerado por nós um louco. Sempre é assim. 

O Sonhador - Ian McEwan 
A Sombra de Innsmouth - H. P. Lovecraft - uma cidade quase abandonada, os únicos moradores que vivem lá, tem uma aparência estranha. Os olhos, são como se fossem olhos de peixe, sem pálpebras, que nunca se fecham. No pescoço destas pessoas tem guelras. Os moradores de Innsmouth vivem isolados, vivem da pesca. O que chama atenção também, é que no porto desta cidade sempre a peixe em abundancia. Há momentos que a água fervilha de tanto peixe. Pescadores que tentam se aproximar desta área para pescar são expulsos. Até hoje, ninguém que foi até esta cidade, voltou de lá para contar o que viu. Até que um investigador resolve, apesar dos avisos, ir até a cidade e descobrir qual é o grande mistério e o que tem lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário