sexta-feira, 27 de julho de 2012

Roda de conversa na biblioteca municipal marcou os alunos da EJA

Os alunos do Centro Educacional Pedro Rizzi, participaram de uma mesa redonda “ Itajaí em perspectiva – Desafios e projetos” com tema: O impacto da Volvo Ocean Race na sociedade e cultura de Itajaí numa perspectiva histórica.

Recepcionados pelo diretor da biblioteca Municipal Silveira Júnior,  Ivan Serpa, os alunos do 1º ciclo e 3º ciclo B acompanhados pelos professores Felipe, Liliane e Josiane, participaram desta inesquecível e encantadora aula de história com personalidades ilustres da nossa cidade. A mesa era composta pelo secretário de Educação professor Edison d’Avila, que explanou sobre o trabalho educacional e social da regata. Já o senhor João Luís Montora, executivo da Regata, falou sobre o verdadeiro sentido da Volvo, a união entre os povos e troca de experiências entre as cidades. Ressaltou o legado fantástico que este evento deixou, sobre o despertar do rio e da náutica, o envolvimento da comunidade e meios de comunicação.
O jornalista e escritor Hélio Floriano abordou questões políticas, afirmou que “foi uma festa ordeira, o povo itajaiense foi parceiro, colaborou com a limpeza, reciclagem.” Os professores Edegilson e Elisabete Laurindo deram uma aula muito bacana, usando slides sobre os clubes náuticos da nossa cidade. Os alunos aprenderam que as praias eram usadas em 1920, por pessoas de posse e para banhos relacionados a saúde. A praia de Cabeçudas foi uma das primeiras praias do Brasil a ser utilizada para o banho de mar como fim terapêutico, mas em 1960 fora utilizada como fonte de lazer. Por fim, o jornalista Rogério Pinheiro falou sobre o seu livro: A nova Ericeira.
Os alunos receberam livros do diretor da biblioteca :Entre o rio e o mar, e participaram de um apetitoso coquetel. Esta experiência foi muito significativa e certamente marcou cada um que esteve presente.
Agradecemos a  todos os envolvidos pela receptividade


Nenhum comentário:

Postar um comentário