segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Professora da EJA é co-autora de artigo publicado nos Cadernos Acadêmicos da Unisul


A professora Marilsa Aparecida da Silva, da EJA da  Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, foi co-autora do artigo "PIBID Interdisciplinar: contribuições para a formação docente do licenciando", publicado nos Cadernos Acadêmicos da Revista Unisul (V. 7, n.1). 

Resumo do Artigo

Compreendemos que é objetivo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, a promoção, o planejamento, a execução e a avaliação de atividades educativas que insiram os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre ensino superior e educação básica. Nesse sentido, o presente artigo evidencia a necessidade dos acadêmicos bolsistas PIBID terem oportunidade de conhecer a realidade da escola e o perfil dos alunos nela inseridos, como condição para sua efetiva formação docente. Em seguida, a pesquisa também expõe práticas desenvolvidas no subprojeto interdisciplinar, por licenciandos em História e Pedagogia, na Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. Neste cenário, os licenciandos utilizaram o protocolo de observação, elaboração e aplicação de questionário, bem como o registro e a análise dos dados coletados. Este processo permitiu ao licenciando conhecer melhor a escola e o perfil dos alunos, planejar e vivenciar projetos, eventos, oficinas e demais atividades na perspectiva da interdisciplinaridade, tornando o processo educativo mais significativo e dinâmico.

As outras co-autoras do projeto foram as professoras Dra. Ilisabet Pradi Krames (Coordenadora do subprojeto PIBID interdisciplinar) e Msc. Ana Cristina Bornhausen Cardoso (Docente do Curso de Letras da Univali).

O artigo pode ser lido na íntegra no link abaixo:

http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Cadernos_Academicos/article/view/3082#.Vlx6q9KrTIU  

Nenhum comentário:

Postar um comentário