sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Educar para a fruição estética: uma nova lente da leitura

"Nietzsche disse que a primeira tarefa da educação é ensinar a ver. É a primeira tarefa porque é através dos olhos que as crianças pela primeira vez tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo. Os olhos têm de ser educados para que a alegria aumente. Os olhos das crianças não vêem “a fim de”. Seu olhar não tem nenhum objetivo prático. Elas vêem porque é divertido ver". 

Rubem Alves (1999)

É a partir deste pensamento de Rubem Alves que os alunos da EJA do Centro Educacional Pedro Rizzi, mediados pela professora de Língua Portuguesa Josiane Teixeira e pelas bolsistas do PIBID LEITURA, estão vivenciando por meio de atividades literárias experiências estéticas  direcionando seus olhares à sensibilidade, provocando-lhes a deslocar-se do mundo que lhe deram ( seu cotidiano), ao mundo que querem descobrir.
 Essa educação do olhar deve receber treinamento continuo, mesmo quando se atinge a idade adulta, para que não percamos a percepção da boniteza em nossa visão devido às imposições socioculturais. E para que possamos continuamente nos maravilhar com as experiências artísticas literárias de modo a transmitir essas experiências aos nossos alunos da EJA .
Neste bimestre, os alunos estão participando de oficinas literárias nas quais estão sendo experimentadas e explorados vivências literárias a fim de provocar os ânimos da imaginação e sensibilizá-los para o mundo da leitura. Neste sentido, para permitir um melhor diálogo entre o leitor e o texto, são proporcionadas oficinas que aflorem os sentidos, anestesiando os alunos para os momentos de poesia.  A partir destas vivências constatou-se as inferências que os alunos fazem durante as oficinas,  direcionando seus olhares para os saberes sensíveis e para competências estéticas.






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