sexta-feira, 28 de junho de 2013


Em 05/06/2013 os alunos EJA do Gaspar da Costa Moraes, através do PIBID/EJA –
 
      Em continuidade ao projeto “Facilitador do aprendizado por meio da cultura e literatura”, foi organizado com os alunos da EJA da E.B. Gaspar da Costa Moraes, uma aula passeio ao Museu Etno Arqueológico de Itajaí, que é mantido pela Fundação Genésio Miranda Lins.  A visita ao Museu contribuiu com o projeto que visa incorporar atividades relacionadas à arte e à cultura utilizando linguagens alternativas, inserindo atividades culturais e literárias que facilitem o aprendizado - principalmente de estudantes mais velhos que geralmente têm mais proximidade com a cultura popular.
    Fomos recebidos por dois professores que no primeiro momento mostraram a todos os alunos o histórico do museu, seus objetivos e transformações que ocorreram desde sua fundação e inauguração (em 2010 onde ocupa o prédio da antiga estação Ferroviária). O Museu dedica-se à duas temáticas: à arqueologia pré-histórica do sambaqui e à etnografia rural do baixo Vale do Rio Itajaí-Mirim, litoral norte de Santa Catarina.
      Os alunos foram separados em dois grupos. Um grupo encaminhou-se para o laboratório de arqueologia e outro para a exposição de acervos relacionados à cultura rural, folclore e equipamentos artesanais de produção utilizados tradicionalmente na região rural da cidade .A motivação dos alunos foi aumentando, e muitas vezes participavam das discussões comentando as lembranças dos conhecimentos que receberam através dos familiares sobre o que estavam vendo. 
        Durante a visita os alunos demonstraram interesse e satisfação por estarem participando de uma aula passeio tão diferente, pois em sala de aula essa oportunidade não teria tamanho impacto.
         
MOMENTOS...
 





 
 
PIBID – EJA Itajaí SC
E. B. Gaspar da Costa Moraes.
Bolsistas:
Viviane Carlotto (ID),
Núbia Maiara Garcia Páio Ferreira(ID),
Glaucia Fernanda Marostica (ID),
Leidi Carla Almeida (ID),
Sueli Fitz (ID),
Profª:  Marilsa Aparecida da Silva (Professora Orientadora)
Tânia Regina Raitz (Coordenadora PIBID EJA)
 
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário