Em 05/06/2013 os alunos EJA do Gaspar da Costa
Moraes, através do PIBID/EJA –
Em
continuidade ao projeto
“Facilitador do aprendizado por meio da cultura e literatura”, foi organizado
com os alunos da EJA da E.B. Gaspar da Costa Moraes, uma aula passeio ao Museu Etno Arqueológico de Itajaí, que é mantido pela
Fundação Genésio Miranda Lins. A visita ao Museu contribuiu com o projeto que visa incorporar atividades
relacionadas à arte e à cultura utilizando linguagens alternativas, inserindo
atividades culturais e literárias que facilitem o aprendizado - principalmente
de estudantes mais velhos que geralmente têm mais proximidade com a cultura
popular.
Fomos recebidos por dois professores que no primeiro momento mostraram a
todos os alunos o histórico do museu, seus objetivos e transformações que ocorreram desde sua
fundação e inauguração (em 2010 onde ocupa o prédio da antiga estação
Ferroviária). O Museu dedica-se à duas temáticas: à arqueologia pré-histórica do sambaqui e à etnografia
rural do baixo Vale do Rio Itajaí-Mirim, litoral norte de Santa Catarina.
Os alunos foram separados em dois grupos. Um grupo encaminhou-se para o
laboratório de arqueologia e outro para a exposição de acervos relacionados à
cultura rural, folclore e equipamentos artesanais de produção utilizados
tradicionalmente na região rural da cidade .A motivação dos alunos foi
aumentando, e muitas vezes participavam das discussões comentando as lembranças dos conhecimentos que receberam através dos
familiares sobre o que estavam vendo.
Durante a visita os alunos demonstraram interesse e satisfação por
estarem participando de uma aula passeio tão diferente, pois em sala de aula
essa oportunidade não teria tamanho impacto.
MOMENTOS...
PIBID
– EJA Itajaí SC
E.
B. Gaspar da Costa Moraes.
Bolsistas:
Viviane
Carlotto (ID),
Núbia
Maiara Garcia Páio Ferreira(ID),
Glaucia
Fernanda Marostica (ID),
Leidi
Carla Almeida (ID),
Sueli
Fitz (ID),
Profª: Marilsa Aparecida da Silva (Professora Orientadora)
Tânia
Regina Raitz (Coordenadora PIBID EJA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário