terça-feira, 23 de junho de 2015

Folia das Falas chega à Itajaí e PIBID LEITURAS do CENTRO EDUCACIONAL PEDRO RIZZI – EJA abraça parceria com SESC

Folia das Falas é um festival em que a poesia adquire o status de protagonista da vida cultural da cidade de Itajaí. São cinco dias de leituras, debates, shows, espetáculos de teatro e música; mas, sobretudo de espaço e tempo dedicados àquilo de que a humanidade mais vem precisando: poesia. Poesia que está além dos poemas, dos autores, dos livros, um tipo de voz interior que vem, há milhares de anos, invisivelmente alimentando as nossas almas.


Na terça e quarta-feira ( 23 e 24), às 20h30, as peças teatrais “Evocações”, e “Sobre Anjos & Grilos” estarão em cartaz no Teatro Municipal de Itajaí. Tendo como base a obra "Evocações", de Cruz e Sousa, o espetáculo é uma criação conjunta da Périplo Cia Teatral e da atriz Luiza Lorenz, com direção de Andrea Ojeda. Pontuado com trechos da biografia do poeta, três textos em prosa são encenados, utilizando diversos recursos cenográficos e de atuação que valorizam e dão ao texto um outro patamar de leitura, valorizando e redescobrindo a obra através da atuação e da encenação.  “Sobre Anjos & Grilos" é um espetáculo híbrido no qual a atriz Deborah Finocchiaro, numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, conta, interpreta e canta textos e poemas de Mário Quintana. Os alunos da Educação de Jovens e adultos do Centro Educacional Pedro Rizzi participarão dos dois dias do evento. Será um momento inesquecível para estes alunos, onde serão envoltos pela arte, leitura e muita sensibilidade.



Conhecendo as obras de Gustavo Rosa

Os alunos do 4º ciclo A do C. E. Pedro Rizzi conheceram as obras de Gustavo Rosa: Pintando um mundo melhor. Após este contato foram convidados a experimentar uma vivência estética que seria um desafio para muitos







“Gustavo Rosa nasceu em São Paulo, em 20 dezembro de 1946, onde veio a falecer em 12 de novembro de 2013"


Foi pintor, desenhista e gravador, considerado um dos mais criativos artistas da sua geração.

Gustavo não pertenceu a uma escola específica nem seguiu nenhuma tendência ou modismo. Criou uma obra pessoal, com linguagem própria e personagens de um inesgotável humor caricatural.

Alguns eventos significativos de sua carreira:

Em 1966 teve sua primeira experiência ao participar de uma exposição coletiva na FAAP.

Em 1968 ganhou prêmio “medalha de ouro” (pintura) e viagem à  Europa no “Primeiro Festival de Artes Interclubes”, em São Paulo.

Recebeu vários prêmios, expôs e participou de eventos em cidades do Brasil e fora dele, como Nova York, Los Angeles, Boston, Tel-Aviv, Lisboa, Berlim, Hamburgo, Tóquio, Barcelona e Paris.

Dono de uma obra alegre e bem humorada, Gustavo Rosa foi muito próximo do mundo corporativo, tendo sido convidado com frequência por inúmeras empresas e instituições para, com sua arte, alavancar produtos e projetos.

Em 1994 lançou em Nova Iorque a grife Gustavo Rosa na Bloomingdale’s.

Em 2005 inaugurou seu próprio espaço de trabalho e exibições, o Estúdio Gustavo Rosa, no Jardim Paulista, em São Paulo.

Em 2007, comemorando 40 anos de carreira, lançou o livro capa branca "Gustavo Rosa", com textos e curadoria de Paulo Klein, pela editora Décor.

Em 2009 participou de uma coletiva no Museu do Louvre – em Paris. 
Também lançou o livro "A Penúltima Visão da Realidade", do escritor e crítico de arte Jacob Klintowitz, pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural.

Em 2013 inovou em uma exposição chamada Arte com Arte, em parceria com a artista Suzy Gheler, onde suas obras foram transformadas em esculturas de tecido em tamanho real e expostas no Shopping JK, em São Paulo.

Dias após seu falecimento foi lançado o livro As Digitais de Gustavo Rosa, de Márcio Pitliuk, pela Editora Pitcult.

Viveu seus últimos 14 anos lutando bravamente contra um câncer.”

Fonte: http://www.gustavorosa.com.br/

NOVAS PROGRAMAÇÕES DA RÁDIO MAIS JOVEM DO BRASIL - RÁDIO EJA PEDRO RIZZI

Após o termino da última programação "SER JOVEM" que já está disponível no player da rádio, o grupo PIBID EM FOCO, está produzindo a mais nova programação... CONTOS DE ESCOLA de Machado de Assis...
A programação está sendo produzida em duas etapas, a primeira é destinada a leitura do texto, que será feita pelas acadêmicas do PIBID Natália, Maristela, Karine, Eliane, e Deise... O programa de incentivo a docência é uma parceria da UNIVALI com a Secretaria da Educação, e com a coordenação da professora Josiane Teixeira que está a frente do projeto...

A segunda parte da programação PIBID em foco, tem por objetivo ouvir os educandos da EJA Centro Educacional Pedro Rizzi, alguns temas serão abordados como: A escola tradicional; A escola atual; O papel do Professor; A palmatória...

Fiquem ligados na rádio mais jovem do Brasil, rádio EJA Pedro Rizzi, a rádio que interage com você... Logo mais em nosso PLAYER... "CONTOS DE ESCOLA"



Centro Educacional Pedro Rizzi convida...




sexta-feira, 12 de junho de 2015

Alunos da EJA realizam Júri Simulado


No dia 03/06/2015, o 4º Ciclo da EJA da E. B. Gaspar da Costa Moraes apresentou o Júri Simulado com a seguinte problemática: "A Corrupção precisa ser entendida como uma tendência natural do ser humano sobretudo quando há escassez de recursos e a ocasião é boa. Onde e como acontece a corrupção?" Evento que culminou o projeto: Diga não à Corrupção!

Qualquer coisa estou a disposição.



Alunos da EJA da E. B. Gaspar da Costa Moraes praticam Educação Física

   Nas aula de educação física com a professora Claudia Hoier, realizou-se alongamentos com materiais diversificados como: bolas, jornais, balões entre outros.
    Em destaque os benefícios do alongamento para promoção da saúde. Com os 1º e 2º ciclos em especial, foi aplicado jogos de mesa e de tabuleiro.
    Com as turmas de 3º,4º e 5º ciclos, o foco foi o desporto como atividade recreativa (futsal e voleibol), além dos circuitos de trabalho aeróbico e RML (Resistência Muscular Localizada).






quinta-feira, 11 de junho de 2015

Alunos da E. B. Gaspar da Costa Moraes apresentam trabalho sobre Itajaí

No dia 10/06/2015 os alunos Jardean do Nascimento e Larissa Echevaria da Luz, representando os alunos da EJA, abordaram o tema "Itajaí a cidade em que vivemos", em comemoração à Semana do Município, em data show com a participação dos demais alunos e professores.




quarta-feira, 10 de junho de 2015

Artista na Escola

A Educação de Jovens e Adultos da E. B. João Duarte recebeu a visita da Artista Plástica Lindinalva Deola, A visita fez parte das atividades programadas pela escola referente a semana do município. Na ocasião os alunos puderam produzir suas próprias obras sob o olhar da artista.
   Os alunos também visitaram os prédios e monumentos históricos da cidade.





terça-feira, 9 de junho de 2015

Meio Ambiente é Discutido no C.E. Pedro Rizzi

A convite da professora Leticia Teragi recebemos em nossa instituição de ensino, o acadêmico Daniel Vasconcelos Rodrigues (UNIVALI), que realizou um bate com papo com as turmas da Educação de Jovens e Adultos sobre a importância de preservar o meio ambiente e se desapegar da ganância...


quarta-feira, 3 de junho de 2015

EJA da E. B. Gaspar realiza com a Receita Federal trabalho sobre a corrupção

A Educação de Jovens e Adultos da E. B. Gaspar da Costa Moraes está desenvolvendo um projeto de pesquisa em parceria com a Receita Federal sobre a corrupção.
O objetivo é fazer com que o aluno compreenda como se estabelece a corrupção, quais práticas são corruptas e identificar os malefícios deste problema para a sociedade.

Por meio do texto abaixo, por exemplo, já da para refletir sobre o assunto.

VOCÊ SABIA...
Que a corrupção é responsável pelo desvio de mais de
US$ 1.000.000.000,000 (Um trilhão de dólares) por ano?
O que poderia ser feito com esse dinheiro para amenizar o sofrimento dos pobres no mundo?
Que a corrupção no Brasil é suficiente para produzir instabilidades profundas, como revoluções, descontrole da criminalidade, etc.?
Que o sentimento de impunidade é o que mais encoraja alguém de praticar um ato de corrupção?
Não dar nota fiscal
Não declarar Imposto de Renda
Tentar subornar o guarda para evitar multas
Falsificar carteirinha de estudante
Dar/aceitar troco errado
Roubar TV a cabo
Furar fila
Comprar produtos falsificados
No trabalho, bater ponto pelo colega.






terça-feira, 2 de junho de 2015

EJA do C. E. Pedro Rizzi visita a Universidade

    No dia 01 de junho  os alunos  do 4º Ciclo- B e do 5º Ciclo-B acompanhados pela professora Josiane, participaram de uma visita na Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI. Na ocasião tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório do curso enfermagem, ambiente em  que são desenvolvidas todas as técnicas pertinentes a profissão, o museu de anatomia e a biblioteca. Foi um momento muito significante para os alunos, pois, a maioria nem mesmo conhecia a interior da Universidade.