terça-feira, 29 de julho de 2014

Conhecendo o escritor e poeta Álvaro Castro



A noite dos alunos do s 5º ciclos A e B,  da turma de Língua Portuguesa, dos  professores  Josi  e Ediney  não será mais a mesma.

Há um tempo venho observando, nas rodas de leituras a apreciação por poemas, e pela revista Sopa de Siri. Então, preparei uma grande surpresa, convidando o editor chefe da revista, escritor, advogado, membro da Academia Itajaiense de Letras, autor de dois livros – um com história vivida in loco, nos Garimpos: ÁLVARO CASTRO. Que gentilmente se propôs a vir conversar com esta turma.

Os alunos prepararam um roteiro de entrevista, mas a conversa transcorreu tão informalmente, que souberam muito mais sobre a vida do escritor. Álvaro incentivou-os a pensar positivo, a seguir estudando, a acreditar a cada dia que vale a pena viver, mas como falou: “Viva o agora, viva hoje”. Também contou como surgiu a revista que é sucesso em Itajaí, resgatou também algumas memórias da nossa cidade, pessoas ilustres, eventos culturais que aqui ocorreram.

A roda de conversa foi muito gratificante. No final, cada aluno recebeu exemplares da  revista Sopa de Siri. Realmente, um gesto muito carinhoso de alguém que realmente ama o que faz.
Agradecemos imensamente esta troca de experiências!




Alunos do Centro Educacional Pedro Rizzi visitam a Casa da Cultura Didi Brandão



Com intuito de aproximar os estudantes da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  do Centro Educacional Pedro Rizzi às artes plásticas, no mês de maio participaram de uma Vivência Estética com o tema Mostra da Cidade, onde depararam-se com o fazer artístico e toda a linguagem visual encharcada de significados.

A partir desta mostra, os estudantes, que em sua maioria nunca tinham adentrado este espaço, puderam entrar em contato com os diferentes materiais utilizados para compor a obra, desenvolvendo o saber estético para que no mês de Setembro façam uma releitura da obra que mais lhe agradou e participem de uma noite diferente, onde eles serão os artistas e irão expor suas obras. Vale ressaltar que é a primeira vez que uma turma de jovens e adultos participa deste projeto. Agradecemos a monitoria da professora responsável pelo Conexão Arte Escola, Kátia Teixeira, a parceria do PIBID e o comprometimento dos professores para o êxito desta Vivência.




Conselho Tutelar dá palestra no CEC



    A convite da equipe EJA , o Conselheiro Sidney  Machado veio visitar esta Unidade Escolar e observou as  atividades realizadas neste dia.  Acompanhou a chegada dos alunos e a merenda sendo servida para a maioria destes que estudam no período noturno. Conversou com os discentes  do 4º Ciclo "B", cuja professora regente é Beatriz Lopes Faial esclarecendo sobre o desempenho  escolar de um bom estudante e as atribuições  do Conselho Tutelar. Este importante órgão constituído  é fundamental em cada  município , cujo objetivo é orientar os  responsáveis pela efetivação dos  direitos e deveres das crianças e adolescentes  conforme elencados no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.


Mostra de Ideias e Curiosidades do CEC trata da torcida organizada Fúria Marcilista

A EJA do Centro Educacional de Cordeiros (CEC), trouxe para a Mostra de Ideias e Curiosidades um assunto diferente: a Torcida Organizada Fúria Marcilista.


O tema apresentado pelo 5º Ciclo, do professor Maurício Lazzarin, trata da importância do Clube Náutico Marcílio Dias e sua torcida para o município de Itajaí. O  nome do Clube é em homenagem ao bravo marinheiro gaúcho, morto na Guerra do Paraguai, nascido em 17/03/1919, data em que o “Marinheiro” foi fundado. É fundamental este estudo, pois revela as primeiras atividades esportivas, como: regatas, tênis, natação, basquete, atletismo e ginástica.


Hoje, o Gigantão das Avenidas (como o estádio do time é carinhosamente chamado) é o único representante futebolístico em atividade em Itajaí tendo como  sua maior torcida organizada a Fúria Marcilista, fundada em 1999.


O nome do Projeto foi "Fúria Marcilista", cujo objetivo foi o de desmitificar o medo e receio que as pessoas têm em relação as torcidas organizadas. Medo que talvez seja gerado pelo desconhecimento do significado do nome FÚRIA. De acordo com a pesquisa, constatou-se que o nome da torcida tem o seguinte significado:

F = FORÇA
U = UNIÃO
R = RAÇA
I = IDEAL
A = AMOR




    

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Olhar: óculos para uma visão estética



“Sabemos que o olhar é inquieto e inquiridor, que o olhar pensa, que é a visão feita de interrogação. O olhar requer uma intencionalidade e precisa ser educado para enfrentar a epopeia visual do nosso cotidiano. Sob essa perspectiva, a educação do olhar torna-se indispensável à sobrevivência, pois atua como forma de humanização e de cultivo, um dispositivo para a cidadania.”


É a partir desta epígrafe que os alunos da EJA do Centro Educacional Pedro Rizzi, mediados pela professora de Língua Portuguesa Josiane Teixeira, estão vivenciando por meio de atividades literárias experiências estéticas  direcionando seus olhares à sensibilidade, provocando-lhes a deslocar-se do mundo que lhe deram ( seu cotidiano), ao mundo que querem descobrir.
No mês de abril, os alunos participaram de uma vivência MUITO significativa na Biblioteca Municipal: Tiveram um bate-papo com o escritor e poeta itajaiense Nilson Weber. Neste encontro, além de conhecer um pouco sobre o poeta, apreciaram a poesia declamada em sua forma mais lírica. Também receberam livros autografados e conheceram o acervo digital que retrata a história da nossa cidade.
Já no  mês de maio, os alunos puderam ir ao Teatro Municipal de nossa cidade e apreciar a peça: É tentando que se desiste”. A peça retrata as experiências de Claus, um palhaço mal-humorado, de saúde frágil, que na companhia de sua mala e de seus remédios, brinca e se enerva com referencias de sua  infância. A partir deste vivência constatou-se as inferências que os alunos fizeram durante a peça, conhecendo o teatro, sendo que de uma turma de quarenta alunos, apenas dois tinham ido ao teatro. Valorizando-o como arte educando seus olhares para os saberes sensíveis e para competências estéticas.