segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Livro sobre Educação de Jovens e Adultos

Olá articuladoras e professores da Educação de Jovens e Adultos, estamos publicando um livro muito importante sobre esta Modalidade de Ensino. É uma boa sugestão de leitura.


Título do Livro: Educação de Jovens e Adultos: currículo, trabalho docente, práticas de alfabetização e letramento.
Autora/Organizadora: Tania Maria de Melo Moura.
Disponível no Google Books



Para acessar o livro click aqui. Boa Leitura

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Por que jovens de 15 a 17 anos estão na EJA

Olá pessoal, estamos postando um material da Revista Escola rico em informações sobre os jovens de 15 a 17 anos na EJA. Vale a pena conferir.




Elisângela Fernandes (novaescola@fvc.org.br). Colaboraram Anderson Moço, de Juazeiro do Norte, CE, Aurélio Amaral, de Sertãozinho, SP, Beatriz Vichessi, de Marabá, PA, Rodrigo Ratier, de Teresina, PI, e Verônica Fraidenraich, de Curitiba, PR


A presença de adolescentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental é preocupante: quase 20% dos matriculados têm de 15 a 17 anos. O número de alunos dessa faixa etária na modalidade não tem sofrido grandes variações nos últimos anos, apesar da queda no total de matrículas (28,6%). Dados da Ação Educativa com base nos Censos Escolares indicam que, em 2004, eram 558 mil estudantes e, em 2010, 565 mil. O cenário tem chamado a atenção dos especialistas da área. Por que esses adolescentes estão frequentando a modalidade, em vez de estar na Educação Básica regular? São vários os motivos (leia na última página os depoimentos de 13 estudantes). Alguns extrapolam os muros da escola, enquanto outros têm a ver diretamente com a qualidade da Educação, ou seja, envolvem o Ministério da Educação (MEC), Secretarias Municipais e Estaduais, gestores e, é claro, os professores que lecionam na modalidade.


Para continuar lendo o artigo click AQUI.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Boas Vindas

Alunos e professores, mais um ano letivo se inicia. A Equipe administrativa da Educação de Jovens e Adultos da SME deseja que este seja um ano de conquistas e muito sucesso para todos os envolvidos no processo educativo.

Bom 2014 para todos