sexta-feira, 28 de junho de 2013

E.B. Aníbal Cesar realiza atividade de encerramento do Projeto do Curso de Fonoaudiologia da Univali

No dia 26/06/2013 na Escola Básica Aníbal César, foi feita a finalização e confraternização das estagiárias do Curso de Fonoaudiologia da UNIVALI. Com intuito de promover uma noite diferente aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, cada grupo de estagiárias desenvolveu seus trabalhos para que cada aluno se sentisse mais a vontade em participar da dinâmica do fio, trabalhada com o 1º e 2º ciclo, vídeo motivacional com o 5º ciclo e roda de conversa e dinâmica do espelho com o 4º ciclo. Na ocasião, alunos, estagiários e professores comeram deliciosas guloseimas ao som de músicas e danças típicas juninas.
 
Momentos...
 


 


Em 05/06/2013 os alunos EJA do Gaspar da Costa Moraes, através do PIBID/EJA –
 
      Em continuidade ao projeto “Facilitador do aprendizado por meio da cultura e literatura”, foi organizado com os alunos da EJA da E.B. Gaspar da Costa Moraes, uma aula passeio ao Museu Etno Arqueológico de Itajaí, que é mantido pela Fundação Genésio Miranda Lins.  A visita ao Museu contribuiu com o projeto que visa incorporar atividades relacionadas à arte e à cultura utilizando linguagens alternativas, inserindo atividades culturais e literárias que facilitem o aprendizado - principalmente de estudantes mais velhos que geralmente têm mais proximidade com a cultura popular.
    Fomos recebidos por dois professores que no primeiro momento mostraram a todos os alunos o histórico do museu, seus objetivos e transformações que ocorreram desde sua fundação e inauguração (em 2010 onde ocupa o prédio da antiga estação Ferroviária). O Museu dedica-se à duas temáticas: à arqueologia pré-histórica do sambaqui e à etnografia rural do baixo Vale do Rio Itajaí-Mirim, litoral norte de Santa Catarina.
      Os alunos foram separados em dois grupos. Um grupo encaminhou-se para o laboratório de arqueologia e outro para a exposição de acervos relacionados à cultura rural, folclore e equipamentos artesanais de produção utilizados tradicionalmente na região rural da cidade .A motivação dos alunos foi aumentando, e muitas vezes participavam das discussões comentando as lembranças dos conhecimentos que receberam através dos familiares sobre o que estavam vendo. 
        Durante a visita os alunos demonstraram interesse e satisfação por estarem participando de uma aula passeio tão diferente, pois em sala de aula essa oportunidade não teria tamanho impacto.
         
MOMENTOS...
 





 
 
PIBID – EJA Itajaí SC
E. B. Gaspar da Costa Moraes.
Bolsistas:
Viviane Carlotto (ID),
Núbia Maiara Garcia Páio Ferreira(ID),
Glaucia Fernanda Marostica (ID),
Leidi Carla Almeida (ID),
Sueli Fitz (ID),
Profª:  Marilsa Aparecida da Silva (Professora Orientadora)
Tânia Regina Raitz (Coordenadora PIBID EJA)
 
        

Bolsista do PIBID realizam festa no Arraiá da E.B. do Gaspar da Costa Moraes


Dia, 12/06/2013, os alunos da EJA, timidamente foram chegando, e procurando uma forma para se produzirem para a festa junina tão aguardada por muitos. Nosso projeto foi desenvolvido durante cinco semanas e como objetivo principal o Resgate as tradições das Festas Juninas no âmbito escolar. A partir daí visamos proporcionar a socialização dos alunos, a descontração e o lazer, identificando o folclore através de danças típicas como o fator de importância em nossa cultura e  desenvolver a socialização dos alunos, incentivando o trabalho em grupo. Foi trabalhoso, pois durante os ensaios, alunos faltavam, desistiam, retornavam, e assim foi até o dia decisivo da festa. Desenvolvemos nesse projeto, confecção de bandeiras e balão para a decoração, ensaio da quadrilha e casamento junino com dramatização, brincadeiras e para a degustação, os alunos trouxeram pratos típicos como bolos de milho e de fubá, pipoca e cachorro quente oferecido pela escola, paçoca, pé de moleque, pirulitos e refrigerante. Foi farta a mesa de degustação, e todos ficaram satisfeitos.

A alegria logo tomou conta do espaço escolar, e iniciou as brincadeiras, casamento, dança, concurso e após a comilança, com organização, colaboração dos alunos.

 
Relatório da Equipe do PIBID, EJA.

Bolsistas:

Viviane Carlotto (ID),

Núbia Maiara Garcia Páio Ferreira(ID),

Glaucia Fernanda Marostica (ID),

Leidi Carla Almeida (ID),

Sueli Fitz (ID),

Profª:  Marilsa Aparecida da Silva (professora Orientadora)

Tânia Regina Raitz (Coordenadora do PIBID EJA).
 
Fotos
 








 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

EDUCAÇÃO FISCAL NA EJA DA ESCOLA BÁSICA GASPAR DA COSTA MORAES


A Educação Fiscal é um processo que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. O objetivo é oportunizar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado. O tributo é um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais, e o cidadão, consciente da função social do tributo como forma de redistribuição de renda e amenização do sofrimento dos menos favorecidos através da educação e saúde, estará apto para participar do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público.

Sendo a escola um espaço de produção e socialização de conhecimentos, é sua função oferecer instrumentos que contribuam cada vez mais para a formação do cidadão pleno.

Nesse bimestre foram realizados estudos sobre o tema através de: palestras, relatórios, coleta de dados e produção de gráficos, acrósticos, paródias, leitura, interpretação e produção textual.

Após estudos realizados organizamos um encerramento para que os estudantes pudessem apresentar aos seus colegas os trabalhos realizados.

As apresentações foram teatro e paródias sobre pirataria, com os alunos do 5º Ciclo.

Através dessas apresentações pudemos perceber que aconteceu o aprendizado, pois ficou muito claro as mensagens que quiseram passar.

A equipe da EJA da escola parabeniza aos alunos pela maravilhosa apresentação.

Vocês foram SHOW!

Equipe EJA da Escola Gaspar da Costa Moraes:

Diretora: Valéria Regina Albino

Secretária: Patrícia Aparecida Antunes de Lima

Articuladora: Aline Valdameri

Professores: Mara Lúcia Formento, Marilsa Aparecida da Silva, Rosane da Rocha Farias, Micheline Mezencio, Maria Heloisa Furtado Lensi.
 
MOMENTOS...
 
 Cenário do Teatro sobre educação fiscal

Alunos participando do teatro sobre educação fiscal


 Alunos participando do teatro sobre educação fiscal


 Alunos participando do teatro sobre educação fiscal


 Alunos participando do teatro sobre educação fiscal


 Alunos participando do teatro sobre educação fiscal


Música elaborada pelos alunos sobre educação físcal

 
Trabalhos escolares desenvolvidos pelos alunos sobre educação fiscal

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Alunos da EJA do Centro Educacional Pedro Rizzi (Itajaí), reuniram-se para refletir sobre a semana do meio ambiente

     Mediados pelo professor Leo, professor da disciplina de Matemática da EJA e orientador do grupo de estagiárias de Pedagogia (PIBID), ORGANIZARAM UM MOMENTO DE REFLEXÃO A PARTIR DO VÍDEO: CARTA ESCRITA NO ANO DE 2070. Tal vídeo em questão narra a desvalorização da ÁGUA pelo homem. Todas as 7 turmas vivenciaram o vídeo, participando de um debate, manifestando a sua opinião. Em seguida, fizemos o plantio de uma linda muda de ipê amarelo, que ficará em nosso pátio, abrilhantando nossas noites. Os alunos também conheceram um pouco do trabalho do Viveiro Fazenda Nativa e Parque do atalaia, haja visto que mesmo estando tão pertinho da gente, ainda não tiveram oportunidade de conhecer, mas farão em breve. E para finalizar, receberam mudas de pitanga, goiaba, urucum, pitanga, mais de 250 mudas distribuídas.
 
    O vídeo trabalhado com os alunos foi este:
 
    Parabéns a equipe do Centro Educacional Pedro Rizzi que vem desenvolvendo um trabalho sério/competente na Educação de Jovens e Adultos.