quinta-feira, 9 de maio de 2013

Alunos do PIBID UNIVALI realizam Café Literário “A música contada em versos” na Escola Básica Gaspar da Costa Moraes

Os alunos da Univali que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), orientados pela professora Marilsa Aparecida da Silva da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes (bairro Fazenda, Itajaí, SC), realizaram o primeiro CAFÉ LITERÁRIO "A MÚSICA CONTADA EM VERSOS". O evento contou com a efetiva participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Unidade.
 
 O objetivo do trabalho foi o de ouvir/ler as letras de diferentes musicas e recitar a poesia desta letra, por meio de atividades culturais e literarias, na perspectiva de facilitar o aprendizado utilizando linguagens alternativas.
 
Veja o relato da professora e das acadêmicas envolvidas no projeto:
 
"A poesia chegou para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a finalidade única de motivação  e valorização  dos saberes que os alunos e alunas trazem para a sala de aula. Quando assistimos a um filme ou telenovela que nos encanta, emociona, diverte, compartilhamos com os outros esses sentimentos e tentamos convencê-los de que vale a pena também viver essa experiência. O mesmo acontece quando ouvimos uma música, pois certas letras musicais nos são tão significativas que nos fazem ouvi-las repetidas vezes e mesmo indicá-las para outros com a finalidade de partilhar esse sentimento. A música “Cidadão” cantada por  Zé Ramalho, mostrou ser significativa principalmente para os adultos, pois alguns grupos a escolheram e não aceitaram a proposta de trocar por outra letra, o que reafirma que mesmo ouvindo repetidas vezes as apresentações são diferenciadas.
O acesso ao universo letrado, cultural e artístico, proporciona a esses alunos, desde seu ingresso, contato com os mais variados suportes culturais, pois entendemos que ler e escrever transcende a mera decodificação, visto que é no mundo escrito e lido que se arquiva o saber acumulado pela humanidade. Cada aluno(a) /sujeito histórico constrói seus próprios  conceitos pessoais,  a partir de seus conhecimentos passa de um sujeito passivo a um ser crítico diante da sociedade. Desta forma, buscamos incorporar atividades relacionadas à formação estética constituindo também objetivo do PIBID Pedagogia EJA, no uso linguagens alternativas. A inserção destas atividades facilita o aprendizado de estudantes mais velhos que geralmente têm mais proximidade com a cultura popular."
  A seguir as fotos de alguns dos bons momentos do Café Literário "a música contada em versos".
 
 
Abertura Musical

Bastidores - Ensaio
 
 
Hora do "Show"

Participação dos alunos
 
O evento...

Equipe do PIBID Univali no Gaspar da Costa Moraes
 
 
Participação dos alunos da EJA

Participação dos alunos da EJA
 
 
Curiosidade...
 

Participação dos alunos da EJA
 
 
 Parabéns a toda a Equipe da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes e em Especial a Equipe do PIBID.
 
Equipe PIBID EJA
Tânia Regina Raitz (Coordenadora - Univali),
Marilsa Aparecida da Silva (Professora Orientadora),
Glaucia Fernanda Marostica (Acadêmica),
Leidi Carla Almeida (Acadêmica),
Núbia Maiara Garcia Páio Ferreira (Acadêmica),
Sueli Fitz (Acadêmica),
Viviane Carlotto (Acadêmica).