quinta-feira, 25 de abril de 2013

Alunos do PIBID UNIVALI (Pedagogia) em Parceria com professor de Matemática do C.E. Pedro Rizzi participam do Ciclo de Palestras "Conhecendo o Parque Dom Bosco"


EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PROJETO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Um novo olhar

Parceria: PIBID – PEDAGOGIA UNIVALI, PARQUE DOM BOSCO

Professor responsável: Professor Leo


CICLO DE PALESTRAS: Conhecendo o Parque Dom Bosco


“Uma casa sem música é igual a um corpo sem alma”. Foi a partir destas palavras que se iniciou o Círculo de palestras referentes ao nosso Projeto Educação Profissional: Um novo olhar, o projeto visa instigar cada vez mais nosso jovens a dar uma continuidade aos seus estudos, abrindo novas perspectivas de projeto de vida e de constante formação profissional. Para tanto, iremos conhecer diversas entidades, cursos e agências que primam pela gestão de pessoas.
Em uma noite muito aconchegante, recebemos a visita da equipe do Parque Dom Bosco que a 52 anos presta serviços à comunidade. Primeiramente assistimos a um vídeo institucional, conhecemos a história de seu fundador. Em seguida aprendemos sobre a missão, a visão, conhecendo as rotinas diárias do Parque e seus programas. Neste momento conhecemos um pouco sobre as oficinas:

·         Oficinas alternativas.

·         Oficinas de Qualificação Profissional.

·         Oficinas Jovens aprendizes.

Em seguida ouvimos depoimentos de alunos que cresceram no Parque e que têm experiências de sucesso profissional. Vimos que o  Parque não é apenas uma escola, mas sim uma casa que acolhe. Ficamos atentos quando ouvimos de um jovem que falou sobre as perspectivas de emprego e o mais importante: Não iremos ficar jovens por toda a vida!
 
A todo momento observava a participação dos nosso alunos da Educação de Jovens e adultos estudantes dos 4º ciclos e 5º ciclos, seus olhos brilhantes, sedentos de informação, participativos, comprometidos com a atividade proposta pelo Professor da disciplina de Matemática: Leo. È muito gratificante fazer parte deste time.
 
 

terça-feira, 23 de abril de 2013

Alunos do C.E. Pedro Rizzi trabalham por meio da dinâmica: juros simples no cotidiano – 5º Ciclo B


Vivemos em uma sociedade extremamente consumista, onde nos deparamos constantemente com taxas de juros nas mais diversas situações financeiras. Pensando nisso, desenvolvemos esta dinâmica, onde os alunos foram orientados a perceberem e calcularem produtos com juros simples.
Os alunos formaram grupos com 05 integrantes cada, sendo estes designados de  grupos de gerentes, clientes e auditores. Os objetivos eram trabalhar com o conceito de juros simples e desenvolver o hábito de pesquisa de preços e cálculos de juros.
Os grupos desta dinâmica tinham duas propostas de compra (para os auditores e clientes) e venda (para os gerentes) de 01 TV de 42”. Todos deveriam efetuar os cálculos para cumprirem com suas metas.
Os gerentes calcularam as duas propostas de vendas e destacaram o produto com o juro maior.

Os clientes por sua vez calcularam demonstraram o produto com juro menor;

Os auditores calcularam e avaliaram se os clientes fizeram realmente uma boa compra, demonstrando a opção correta da mesma.

Após efetuarem os cálculos e descobrirem a melhor opção, cada grupo demonstrou os cálculos desenvolvidos no quadro e o porquê da escolha deste produto.
 
Todos participaram e perceberam a importância de se calcular os juros para que façam uma boa compra.





Alunos do Pedro Rizzi participam da exposição sobre a História dos Livros


No dia vinte e dois de março, os alunos do 1º,2º e 5º ciclos da EJA do Centro Educacional Pedro Rizzi foram à Biblioteca Publica a fim de visitar a exposição sobre a História dos Livros, uma pesquisa de Carlos Henrique Shroeder.Na ocasião foram recepcionados pelo professor IVAN Serpa,funcionários da biblioteca  e pelos músicos Giovanni Sagaz e Rafael Petry que com seus instrumentos:piano e arcodeom  agraciaram os alunos com belas apresentações de autores como Chiquinha Gonzaga,destacando as músicas :Brejeiro,Tico tico no fubá entre outras.Os alunos apreciaram a apresentação não só aplaudindo como mantendo um diálogo com os músicos sobre sua arte. Após,visitaram a biblioteca,assim como apreciaram a exposição e se encantaram com os livros e todo o ambiente motivador que a biblioteca proporciona.Com certeza este dia ficará marcado para estes alunos!


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Palestras no CEC


O CEC  desenvolveu no transcorrer do primeiro bimestre o tema gerador "O Mercado de trabalho" no contexto das atividades complementares no âmbito curricular da EJA. 

            Em pleno século XXI, o mercado de trabalho se estabelece num sistema típico, onde se negocia, a fim  de determinar os preços e as quantidades a transacionar.

            O que mais afeta a sociedade mercadológica são as variações em termos de profissões, pois existe uma demanda praticamente saturada sem a devida qualificação permanente, principalmente na   faixa etária juvenil.  Um dos critérios importantes deste referido tema é a chamada responsabilidade na escolha profissional respeitando-se os direitos de todos os seres humanos e cumprindo-se com os  deveres com fidelidade.

            Este projeto visou a implementação

de ações voltadas ao conhecimento diversificado (teórico e prático) visando a preparação para o ingresso no mercado de trabalho.

            Em 21/03/2013, a  Equipe Pedagógica do CEC desenvolveu nesta primeira etapa do Projeto as palestras com diferentes profissionais nas áreas de Direito, Poder Público Municipal, Artesanato, Segurança Pública e Relações Internacionais, respectivamente com as presenças:

 

            Dr. Allan Rodrigue Hoffman

            Vereador: Douglas Cristino da Silva

            Artesã: Roselaine da Silva

            Policial: Aldo Antônio dos Santos Junior

            Professora: Kassia dos Santos
 
            O projeto terá continuidade nos bimestres seguintes. Esperamos estar aliando teoria x prática e desta forma conbribuindo com a construção de uma sociedade melhor.
 
 
 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Educar jovens e adultos: o resultado vem da vivência de cada aluno

Olá professores,
encontramos este material muito interessante no site www.portaleducação.com.br. Este site tem uma série de outros artigos interessantes. Vale a pena conferir.

O artigo a seguir é assinado por: Deise Teresinha Radmann Cunha

O homem nasceu para ir além de si mesmo. Em suas infinitas possibilidades de ser estão plantadas as sementes da mudança constante,, do crescimento, da ampliação da consciência, da lucidez dos sentimentos e do poder de ser o que realmente é. (LUCCA, 2001, p.9)

Sabendo que o homem é um ser dotado de inteligência, acreditamos que ele possa sempre ir além dos desafios propostos. Essa capacidade de crescimento é natural de qualquer um de nós, basta nos ser dada oportunidades.
Os alunos das classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao chegarem na escola possuem uma bagagem histórica de experiências e conhecimentos acumulados e reflexões sobre a sociedade em geral. É importante lembrar que o adulto se insere no mundo das relações interpessoais de uma forma diferente das crianças é essa visão diferenciada, que explorada da maneira correta, lhes permitirá avançar cognitivamente.

Para tanto, é preciso que as situações de aprendizagem levem em conta essas peculiaridades tão comuns em suas rotinas. Esse será o diferencial para uma maior capacidade de reflexão sobre o conhecimento e sobre seus próprios processos de aprendizagem. No entanto a escola é um lugar privilegiado para transformar o indivíduo. Para que aconteça essa mudança é necessário que a sociedade mude. Pois essa ação ocorrendo apenas no indivíduo torna-se antissocial.

Conforme já nos dizia FREIRE: Uma escola que, continuando a ser um tempo-espaço de produção de conhecimento em que se ensina em que se aprende, compreende, contudo, ensinar e aprender de forma diferente. Em que ensinar já não pode ser este esforço de transmissão do chamado saber acumulado, que faz uma geração à outra, e aprender não é a pura recepção do objeto ou do conteúdo transferido. (FREIRE, 1997, P. 5)

Muito se têm discutido sobre as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem dos jovens e adultos, uma vez que possuem peculiaridades em seu modo de funcionamento intelectual, em grande medida atribuíveis a sua falta de escolaridade anterior, mas também a características do modo de vida de seu grupo de origem. Assim, se esses adultos "não pensam de forma apropriada ou não são capazes de aprender adequadamente" , isso se deve a sua pertinência a um grupo cultural específico.

Subjacente a essa abordagem está uma postulação bastante determinista, que correlaciona, de forma estática, traços do psiquismo com fatores culturais que os determinariam. Porém esse fator não é motivo para que ocorra um trato infantilizado. Essa ideia equivocada nasce ao associar com o fato de querer se dar ao estudante o que ele não teve quando criança. Para que os alunos conquistem sucesso durante o tempo em que cursam a EJA, é preciso mudar a abordagem e, muitas vezes, o conteúdo. Trabalhar com material didático adequado, levando em conta os conhecimentos prévios. Essa modalidade de ensino deve ser vista como um atendimento específico, com um currículo próprio. O educador deve se propor a ousar e em discussões científicas, ir além do que iria com uma criança. Cabe salientar que, embora haja a necessidade de se respeitar as vivências prévias para qualquer nível da escolarização, no caso de Jovens e Adultos, esse é um fator determinante.


Fonte:  http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/23069/educar-jovens-e-adultos-o-resultado-vem-da-vivencia-de-cada-aluno#ixzz2PFfStOm6