terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Conteúdos EJA 5º Ciclo

Língua Portuguesa

Origem da Língua Portuguesa
Estrutura das Palavras
Formação de Palavras
Classes Gramaticais
Fonologia
Crase
Pontuação
Acentuação
Concordância
- Verbal
- Nominal
Leitura de textos variados
Análise textual
Teoria da Narrativa
Produção de texto:
- Resenha
- Resumo relatório
- Dissertação
- Redação oficial
Literatura
- Conceito
- Semântica
- Relação: Literatura-Realidade-Ficção
- Periodização da Literatura Brasileira


Língua Inglesa

- Origem da Língua Inglesa (comparação com a Língua Portuguesa)
- Uso de estrangeirismos e anglicismos na Língua Portuguesa
- Importância de saber uma língua estrangeira nos dias de hoje
- Verb to be (present and past tense)
- Simple present of the verbs
- Future Will
- Interrogative words
- Seasons of the year/ days of the week/ months of the year
- Interview;Vocabulary expansion: sports, local news, fashion, music, advertisement, the environment (nature), weather, employment, etc.


Matemática/Física

Função do 1º e 2º grau

Conceitos e gráficos

Trigonometria.
- Conceitos de seno, co-seno e tangente.
- Razões trigonométricas no triângulo retângulo.

Matemática financeira
- Juros simples e compostos.

Análise combinatória.
- Combinação.
- Arranjo.
- Permutação.

Geometria espacial
- Áreas e volumes.

Física
- Movimento
- Energia
- Eletricidade


História/Geografia/Sociologia/Filosofia

A vida em sociedade
- Distribuição de rendas.
- Conflitos socioeconômicos
e religiosos na atualidade.

Socialismo/Capitalismo
- Guerra Fria;
- Alinhados e não Alinhados.
- Efeitos da guerra fria no Brasil.
- “Fim” da Guerra Fria.

Globalização.
- Blocos econômicos: Nafta, Mercosul e União Européia.
- Brasil no contexto global.

Filosofia e Sociologia
- Conceito de filosofia.
- Grandes filósofos e seus pensamentos.
- Conceito de sociologia.



Biologia/Química

Citologia
Teoria Celular
Estrutura da Célula
Tipos de Célula
Célula animal e vegetal (principais diferenças)

Histologia
Tecido Epitelial
Tecido Conjuntivo
Tecido Muscular
Tecido Nervoso

Genética
Hereditariedade
Cromossomos
Genes Dominantes e Recessivos

Ecologia
Introdução à Ecologia
Principais Biomas brasileiros
Impactos causados pelo ser humano nestes biomas
Química
A matéria e suas propriedades
Estrutura atômica
Classificação Periódica dos elementos (tabela periódica)

Conteúdos EJA 4º Ciclo

Língua Portuguesa

- Análise Sintática de Período Simples.
-Concordância verbal e nominal.
-Acentuação, Pontuação e Ortografia (Reforma Ortográfica).
- Homonímia e Paronímia .
- Conotação e Denotação .
- Figuras de Linguagem
.
- Linguagem Formal .
- Linguagem Informal.

-Leitura de textos variados.
- Interpretação e compreensão de texto.
-Produção de textos.


Língua Inglesa

- Verb to be (review)
- Verb there to be
- How much/ How many
- Present continuous tense
- Simple present (action verbs)
- Prepositions
- Locals/ turism /city
- Clothes, cosmetics, accessories (talking about prices)
- Foods (recipes-instructions, menu, preferences, “health food/ junk food”)
- Human body (physical descriptions).Manuals


Matemática

- Potenciação e radiciação grandezas e medidas

Geometria
- Áreas, perímetros e volumes
- Ângulos, polígonos, circunferências e círculos
- Teorema de Pitágoras

Álgebra
- Valor numérico
- Operações com polinômios
- Equação de 2º grau

Estatística e probabilidade


Geografia/História

Brasil
- O Brasil no contexto americano
- As três Américas
- A política, a socioeconomia e cultura da América

Proclamação da República
- Federação
- Unificação nacional e territorial

Os continentes
- Aspectos: físicos, econômicos, populacionais
- Meio ambiente

Conflitos mundiais
- I e II Guerra Mundial
- Conferência de Berlim
- Tríplice Entente
- Tríplice Aliança
- Revolta alemã


Ciências

Sistemas do Corpo Humano
Digestório
Respiratório
Excretor
Circulatório
Nervoso
Reprodutor

Sexualidade
DSTs/AIDS
Métodos ContraceptivosDrogas Lícitas e Ilícitas

Conteúdos EJA 3º Ciclo

Língua Portuguesa

- Classes Gramaticais.
- Fonemas .
- Letras .
- Sílabas .
- Ortografia, Acentuação e Pontuação (Reforma Ortográfica).
- Frase.
- Oração.
- Período.
-Concordância.
-Regência.
- Leitura de textos variados.
- Interpretação e Compreensão de textos.
- Análise de discurso.
- Narração .
- Descrição
.


Inglês


- Greetings.
- Interrogative words (who/what/where/how...).
- Numbers (01 to 100).
- Personal pronouns.
- Verb to be.
- Adjectives.
- Nationalities.
- Family.
- Colors.
- Foods (recipes, menu, preferences).
- Human body (physical descriptions).
- Professions.
- Frequent expressions.


Matemática

Sistema de numeração

Números naturais
- Conceito.
- Operações fundamentais.
- Resolução de problemas.

Números racionais
- Conceito.
- Operações.
- Porcentagem.
- Resolução de problemas.

Números inteiros.
- Conceito.
- Operações.
- Resolução de problemas.

Álgebra

- Conceito.

- Equação de 1º grau.
- Resolução de problemas.

Geografia/História

Itajaí
- Localização.
- Colonização e
- Economia.

Santa Catarina
- Localização.
- Maiores cidades/capital.
- Estrutura socioeconômica.
- Colonização.

Brasil/Regiões
- Regiões.
- Aspectos físicos.
econômicos, populacionais.
- Meio ambiente.

Mundo
- Apresentação dos
continentes.
- Pré-história: os três períodos.
- Brasil colônia.
- “Descobrimento”.
- Chegada da família real.
- Capitanias hereditárias.
- I Império.
- Período Regencial.
- II Império: a independência do
Brasil.

Ciências

Origem do Universo
Como a ciência vê a origem do mundo (teorias).

Água
Estados Físicos da água
Ciclo da água
A importância da água para os seres vivos
Doenças transmitidas pela água contaminada

Ar
Composição do ar
Camadas atmosféricas
Poluição do Ar

Higiene em 1º lugar
O mal entra pela bocaDiversidade dos alimentos


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Textos no Blog

Amigo(a) Professor(a) este texto é um dos textos que estão nos Cadernos de EJA. Os links para ter acesso a este textos e outros de diferentes temáticas estão listados logo ao lado.

A GLOBALIZAÇÃO COMO PERVERSIDADE

Conseqüências indesejáveis da uniformização do planeta


(...)“de fato, para a maior parte da humanidade, a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades. O desemprego crescente torna-se crônico. A pobreza aumenta e as classes médias perdem em qualidade de vida. O salário médio tende a baixar. A fome e o desabrigo se generalizam em todos os continentes. Novas enfermidades como a Aids se instalam e velhas doenças, supostamente extirpadas, fazem seu retorno triunfal. A mortalidade infantil permanece a despeito dos progressos médicos e da informação. A educação de qualidade é cada vez mais inacessível. Alastram-se e aprofundamse males espirituais e morais, como os egoísmos, os cinismos, a corrupção.”

Texto adaptado por Página Viva de Por uma Outra Globalização – Do Pensamento Único à Consciência Universal, de Milton Santos. Ed. Record/2000, págs. 19-20.


A visão de Carlos Lessa*


(...) “A outra forma de fazer a globalização é a partir dos países, e é para essa forma que já estamos marchando. Porque o período histórico atual está morrendo. Esse período da globalização está morrendo. Então, o que nós vamos ter é uma outra globalização produzida a partir dos territórios, de suas culturas, das aspirações do que Carlos Lessa chamou (...) de povo. E que eu preferiria chamar de pobres, porque são os que têm força real hoje, do ponto de vista da criatividade, e não nós. Então, há essas duas coisas.”(...) “Essa nova forma de organização da Federação partiria dos de baixo, dos excluídos pelo processo da globalização. Quem se comunica pela Internet não são os de baixo. Essa comunicação distante não é própria deles. Os lugares são feitos, sobretudo, pelos de baixo, são eles que se comunicam nos lugares, são eles que estão reclamando alimentação correta, saúde, educação para os filhos, lazer, informação e consumo político – que é uma reclamação também não muito clara, mas que vai aparecer daqui a pouco, a partir de uma base local.”* Carlos Lessa é economista e foi presidente do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Texto adaptado por Página Viva de entrevista com o professor Milton Santos para www.educacaopublica.rj.gov.br/ biblioteca/geografia/geo23b.htm (acesso em 15 de maio de 2006).

Fonte:http://www.eja.org.br/cadernosdeeja/globalizacaoetrabalho/gt_txt3.php?acao3_cod0=88c0345f256d19306615e0ad941487e9

EJA - Legislação

Olá Professores.

O texto que você vai ler logo abaixo foi retirado do site do MEC. Nele você encontrará a legislação que estabelece as diretrizes do EJA.
Fique por dentro... Vale a pena conferir.
A Constituição Federal de 1988 – estabelece que "a educação é direito de todos e dever do Estado e da família..." e ainda, ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive sua oferta garantida para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
Parecer 05/97 do Conselho Nacional de Educação - aborda a questão da denominação "Educação de Jovens e Adultos" e "Ensino Supletivo", define os limites de idade fixados para que jovens e adultos se submetam a exames supletivos, define as competências dos sistemas de ensino e explicita as possibilidades de certificação.
Parecer 12/97 do Conselho Nacional de Educação – elucida dúvidas sobre cursos e exames supletivos e outras.
Parecer 11/99 do Conselho Nacional de Educação – aborda o objeto da portaria ministerial nº 754/99 que dispõe sobre a prestação de exames supletivos pelos brasileiros residentes no Japão.
Resolução CNE/CEB nº1, de 5 de julho de 2000 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos.
Parecer 11/2000 do Conselho Nacional de Educação - faz referência às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
Programa Fazendo EscolaSaiba mais informações sobre o Programa de Apoio à Educação de Jovens e Adultos
Proposta CurricularSubsídios à elaboração de projetos e propostas curriculares para o 1º Segmento e do 2º Segmento do Ensino Fundamental, produzidos pelo MEC.
Material DidáticoConheça os materiais disponibilizados pela COEJA - Coordenação-Geral de Educação de Jovens e Adultos
LegislaçãoDispositivos legais de âmbito federal que dão respaldo à educação de Jovens e Adultos